Servidores da SSP têm artigo publicado na segunda edição da revista da Escola de Governo

Por ASCOM às 30/09/2024 13:21

Publicação também traz texto de delegado da Polícia Civil; saiba quais temas e como acessá-los

Ascom SSP / AL

Servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Polícia Civil tiveram textos científicos publicados na segunda edição da Revista da Escola de Governo de Alagoas (Egal), lançada na manhã desta segunda-feira (30). Com o tema “Gestão pública: pela dignidade humana e sistema de proteção social”, a edição deste ano coloca em destaque a relevância dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, promovendo reflexões que impulsionam o debate sobre o desenvolvimento econômico e social.

Na edição, a SSP esteve representada por integrantes da Chefia de Ensino Integrado, que contribuíram com o trabalho intitulado “O Papel do Feedback e da Comunicação Assertiva na Atuação da Segurança Pública”. O artigo aborda a importância do feedback construtivo e da comunicação assertiva no dia a dia dos servidores da segurança pública, evidenciando como essas práticas são essenciais para criar ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e eficazes.

O estudo, produzido pela chefe do setor, major Joyce Bezerra, e pelos sargentos Meijores Souza, Walker Cordeiro e Carlos Eugênio, explora essas ferramentas de impacto para melhorar as relações entre colegas, líderes e equipes, além de destacar como a comunicação assertiva é uma habilidade poderosa, independentemente da idade, cargo ou função. Em ambientes sonoros como o da segurança pública, essa competência se torna ainda mais crucial para o sucesso das operações e para a construção de equipes coesas e engajadas.

Além de discutir estratégias para a aplicação eficaz do feedback, o artigo ressalta a necessidade de uma abordagem honesta e construtiva, que promova o desenvolvimento contínuo dos profissionais da área. Ao final, o artigo propõe a comunicação assertiva e o feedback como ferramentas fundamentais para o fortalecimento das relações entre chefes e subordinados, o que segundo a major Joyce, melhora a comunicação e o desempenho das equipes de segurança pública.

“Acreditamos que o feedback eficaz, aliado a uma comunicação assertiva, é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento contínuo de nossas equipes”, afirma a chefe de Ensino Integrado. “É essencial que as relações sejam construídas com base em uma abordagem honesta e construtiva, permitindo que chefes e subordinados possam se comunicar de maneira clara e objetiva, promovendo sempre o fortalecimento dos laços entre as equipes e a melhoria constante do desempenho”, concluiu ela, que é uma das autoras do artigo.

Já o artigo produzido pelo delegado Lucimério Campos tem como tema “A importância de um indicador de esclarecimento de homicídios no Brasil”. Durante o texto, ele discorre sobre a necessidade de um indicador nacional, tão importante, mas ainda ausente. “Em que pese as secretarias de segurança terem evoluído quanto à contabilização dos números absolutos de mortes violentas, carecem ainda de estatística que lance luzes sobre quais delas têm autoria identificada”, afirma o policial.

A Revista Eletrônica da Escola de Governo de Alagoas, lançada em 2023, é um periódico que abrange diversas áreas relacionadas à gestão e políticas públicas, como administração, gestão de pessoas, economia, contabilidade e direito. Seu objetivo é fomentar a produção de conhecimento em gestão pública, contribuindo para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população alagoana.

Confira todos os artigos na íntegra através do site: https://revista.escoladegoverno.al.gov.br/ ou clique nos link abaixo para conferir os dois artigos de agentes da Segurança Pública:

“A importância de um indicador de esclarecimento de homicídios no Brasil”