Exercício simulado do Plano de Defesa da SSP no Sul de Alagoas acontece amanhã (10)

Por ASCOM às 09/11/2022 11:30 - Atualizado em 11/11/2022 13:20

Evento, que contará com explosões de bombas e disparos de arma de fogo, acontecerá em Coruripe e Penedo

Texto de Roberison Xavier

A Secretaria de Estado da Segurança Pública realiza, na noite desta quinta-feira (10), o exercício simulado do Plano de Defesa do Baixo São Francisco, que está sendo confeccionado durante uma capacitação integrada das forças de segurança de Alagoas e Sergipe iniciada na última segunda (07). A simulação começará a partir das 22h e deve se estender até a madrugada de sexta.

O exercício, que vai colocar em prática as estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem nos ataques a banco e planejadas durante o 4º Estágio de Plano de Defesa, começará em Coruripe com a simulação de explosão a uma agência bancária. Na sequência, o simulado segue em Penedo, onde também acontecerá a simulação de explosão em uma agência bancária com reféns.

“Coruripe terá a simulação de uma explosão a uma agência bancária como se fosse um chamariz de um assalto maior, que será simulado em Penedo. Encerraremos as ações com a negociação da liberação de reféns”, disse o coordenador do estágio, capitão Diego Mahatma, reforçando o alerta aos moradores das duas cidades sobre os possíveis barulhos que devem ocorrer, como explosões de bombas e disparos de arma de fogo.

A dinâmica foi pensada para capacitar de forma técnica todos os integrantes das forças de segurança e órgãos afins do estado, e já ocorreu em outras quatro regiões alagoanas: nas cidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Maragogi e Japaratinga. Além dos integrantes das forças do estado, desta vez, o plano também contará com a participação de integrantes da Polícia Militar sergipana. Ele será documentado para que em caso de necessidade, seja acionado e consiga direcionar passo a passo todas as ações que devem ser executadas pelos atores envolvidos.

“Os alunos estão recebendo instruções desde Noções de Gerenciamento de Crises, passando pelo histórico de assaltos a bancos e sua evolução. No final do estágio, eles vão confeccionar, em metodologia própria, o Plano de Defesa da região que será apresentado à tropa. Os agentes depois desempenharão o plano numa simulação, que deve chegar aos moldes da realidade, para que a gente possa testar sua eficiência. Em seguida, será apresentado às autoridades todo o plano e entregue o trabalho acadêmico do que foi feito durante a semana”, enfatizou o coordenador do estágio.

Serviço:
Exercício simulado do Plano de Defesa do Baixo São Francisco
Locais: Coruripe e Penedo
Data: 10/11/2022
Horário: a partir de 22h

Estado de Alagoas
Secretaria de Estado da Segurança Pública

R. Zadir Índio, 213
Centro, Maceió/ AL
57020-480

Telefones:
Recepção: (82) 3315-2378 / Protocolo: (82) 3315-2381

E-mails:
protocolo@seds.al.gov.br / seds@seds.al.gov.br

Copyright @2024
Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por TI/SSP AL